A batata doce e um tuberculo que fornece energia ao organismo devido ao ter teor de carboidratos, alem de ser rica em fibras, vitaminas e minerais, o que garante varios beneficios para a saude.

Alem disso, a batata doce e rico em antioxidantes, como o betacaroteno, flavonoides e compostos fenolicos, ajudando a proteger as celulas do organismo contra os efeitos dos radicais livres, sendo, por isso, uma alternativa saudavel a batata inglesa. A batata doce normalmente possui a cor laranja, no entanto tambem possui outras variedades, podendo ser branca, marrom ou roxa.

Beneficios da batata doce para a saude e como consumir
Beneficios para a saude
Alguns dos beneficios da batata doce sao:

Previne o envelhecimento precoce, melhora a pele e a saude Visible, ja que e rica em vitamina C e betacarotenos, que sao convertidos no organismo a vitamina A e antioxidantes, que protegem as celulas do organismo dos radicais livres;
Mantem a saude do intestino, pois e rica em fibras, que estimulam os movimentos intestinais, possuindo beneficios para as pessoas que possuem prisao de ventre;
Ajuda a daily o metabolismo, pois e uma otima fonte de vitaminas do complexo B, que atuam como coenzimas em diversas reacoes metabolicas;
Pode diminuir o risco do desenvolvimento de alguns tipos de most cancers, como o de pulmao e oral, pois possui flavonoides e outros antioxidantes;
Fortalece os sistema imune e favorece o processo de cicatrizacao, pois possui vitamina A, C e antioxidantes;
Favorece o aumento de massa muscular, ja que fornece a energia necessaria para o treino;
Promove a saude do coracao, devido ao fato de ser rica em fibras e antioxidantes, ajudando a diminuir os niveis de LDL, tambem conhecido como mau colesterol.
Alem disso, devido ao seu teor de fibras, o consumo de batata doce faz com que o acucar no sangue eleve-se de forma mais lenta e aumenta a sensacao de saciedade, podendo ser consumida em pequenas quantidades por pessoas com diabetic issues e que estejam realizando uma dieta para baixar de peso.

Composicao nutricional da batata doce
Na tabela a seguir esta indicada a composicao nutricional da batata doce por cada one hundred gramas desse alimento:

Componentes
Batata doce crua (a hundred gramas)

Calorias

123 kcals

Proteinas

1 g

Gorduras

0 g

Carboidratos

28,three g

Fibras 2,seven g
Vitamina A 650 mcg
Carotenos 3900 mcg
Vitamina E four,6 mg
Vitamina B1 0,seventeen mg
Vitamina B3 0,5 mg
Vitamina B6 0,09 mg
Vitamina C 25 mg
Vitamina B9 17 mcg
Potassio 350 mg
Calcio

24 mg

Ferro

0,4 mg

Magnesio 14 mg
Fosforo 32 mg
A batata-doce tem uma aparencia semelhante a batata yacon. Saiba mais sobre batata yacon.

Como consumir
A batata doce pode ser consumida com ou sem casca, podendo ser preparada no forno, assada, cozida ou grelhada. Alem disso, esse tuberculo pode ser consumido fritos, no entanto essa opcao nao e muito saudavel.

A batata doce tambem pode ser incluida nas refeicoes principais dos dias em que e feito treino intenso, podendo ser acompanhada por vegetais e alimentos ricos em proteinas e com baixo teor de gordura, como frango ou peru, ovo ou peixe, pois assim e possivel favorecer o ganho de massa muscular.

No caso dos diabeticos, o consumo da batata doce deve ser em pequenas porcoes e, de preferencia, cozida, ja que dessa forma o seu indice glicemico nao e tao elevado.

Algumas opcoes saudaveis para consumir a batata doce sao:

1. Batata doce com frango
Beneficios da batata doce para a saude e como consumir
Ingredientes

one file de frango;
two batatas doces;
Vinho branco;
Folhas de louro;
1/2 limao;
Oregano, sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo

Temperar o frango com o vinho, louro, limao e oregano. Assar as batatas no forno enroladas em papel de aluminio por thirty minutos. Grelhar o file de frango. Acompanhar com uma salada de repolho roxo, pimentao, tomate e rucula, temperando com azeite e vinagre.

2. Palitos de batata doce
Beneficios da batata doce para a saude e como consumir
Ingredientes

two unidades medias de batatas doce;
1 colher de sopa azeite de oliva;
1 ramo alecrim;
Sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo

Cortar a batata, com ou sem casca, em fatias bem finas e espalhar em uma forma forrada com papel manteiga, de modo que as rodelas fiquem separadas umas das outras.

Levar a forno pre aquecido a a hundred and eightyºC por cerca de twenty a thirty min ou ate as batatas dourarem e ficarem crocantes, adicionando azeite, sal, pao de batata doce alecrim e pimenta no remaining para temperar, ou apenas sal de ervas.

3. Chips de batata doce
Beneficios da batata doce para a saude e como consumir
Ingredientes

two batatas medias;
Azeite de oliva ou de oleo de coco;
Alecrim, oregano ou ervas finas, sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo

Retirar a casca da batata, cortar em rodelas bem finas e colocar em uma bandeja com papel manteiga. Colocar um pouco de azeite ou oleo de coco e temperar gosto.

Levar os chips ao forno pre aquecido a two hundredºC por cerca de ten a fifteen minutos. Virar os chips e deixar por mais 10 minutos ou ate que estejam bem dourados. O tempo de forno pode variar de acordo com a a espessura do chip.

four. Biscoitinhos de Batata Doce
Beneficios da batata doce para a saude e como consumir
Ingredientes

2 xicaras de batata ­doce cozida e espremida;
1 xicara de acucar mascavo;
2 xicaras de farinha de trigo branca;
2 xicaras de farinha de trigo integral;
2 colheres de sopa de margarina;
Sal a gosto.
Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes ate formar uma massa uniforme que nao grude nas maos. Modelar os biscoitinhos redondos ou na forma de palito e espalhar em uma forma untada, de modo que fiquem separados uns dos outros. Assar em batata doce no microondas forno medio pre aquecido a a hundred and eightyºC ate ficarem dourados.

5. Pao de queijo com batata-doce
Beneficios da batata doce para a saude e como consumir
Ingredientes

100 g de batata-doce cozida;
1 ovo;
2 colheres de sopa de agua;
1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem;
one hundred g de ricota;
one colher de sopa de whey protein em po sem sabor;
one xicara de polvilho azedo;
½ xicara de polvilho doce.
Modo de preparo

Coloque a batata-doce, o ovo, a agua, o azeite e a ricota no liquidificador e bata ate obter uma mistura homogenea. Depois, vire numa tigela e junte os restantes ingredientes, mexendo bem. Coloque tudo na geladeira durante cerca de 15 minutos ate que a massa fique mais firme.

Faca bolinhas com a massa e coloque numa assadeira pincelada com azeite. Leve ao forno a a hundred and sixtyºC durante 15 minutos ou ate ficarem douradas.

6. Brownie de batata doce
Beneficios da batata doce para a saude e como consumir
Ingredientes

2 xicaras de batata doce cozida;
1 xicara de agua;
4 colheres de cacau em po ou alfarroba;
1 xicara de chocolate 70% picado;
4 colheres de adocante stevia em po ou mel;
2 xicara de farinha de amendoas, farinha de aveia ou farinha de arroz;
4 ovos;
1 colher de cha de fermento em po.
Modo de preparo

Cozinhar a batata doce, tirar a casca e reservar. Numa taca bater os ovos ate dobrar de tamanho e depois adicionar os restantes ingredientes, mexendo bem. Pode-se usar um processador, liquidificador ou batedeira. levar para assar numa forma untada durante cerca de twenty five minutos em forno medio.

Veja tambem como fazer e como usar a farinha de batata doce para ganhar massa muscular.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *